Você quer ter bons resultados de vendas nos dias atuais? Então a sua loja precisa ter uma boa presença web. Se você ainda não tem um e-commerce, é possível construir essa presença digital através das redes sociais.
A indústria da moda foi uma das primeiras a adoptar as mídias sociais. Na verdade, você pode ver designers e lojas compartilhando conteúdo em plataformas como, Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube e mais.
Tudo isso significa uma concorrência cada vez mais acirrada. Se destacar e impactar pode ser um desafio, então confiras as dicas exclusivas da Compre e Venda Roupas por Atacado sobre como criar conteúdo de redes sociais para sua loja.
Defina sua persona
Não importa o que você poste, alguém sempre verá seu conteúdo. Mas essas são as pessoas para quem você está tentando vender roupas?
A chave para se comunicar com seus clientes é encontrar o que funciona para eles. Para fazer isso, você precisa de uma pessoa muito específica. Uma pessoa é um perfil fictício que representa o cliente ideal para sua loja.
Veja, quanto mais informações melhor: gênero, idade, escolaridade, cidade, classe social, qual é a sua rotina, saber do que seu público(exemplo: casal evangélico) gosta, qual rede social você mais usa, quais são seus assuntos preferidos, tudo isso é essencial para criar conteúdo de qualidade.
Você também pode se fazer algumas perguntas para entender o que seu cliente ideal deseja de você:
Por que meu cliente compra produtos da minha loja? Que tipo de conteúdo eles gostam? Com que frequência eles estão online e em que horas do dia eles provavelmente estão ativos? Existem tópicos ou interesses nos quais mais clientes meus possam se interessar e se envolver com minha loja?
Quanto mais informações você conseguir coletar e quanto mais detalhado for o seu perfil de personalidade, mais fácil será criar um conteúdo que realmente funcione para o seu público.
Crie um perfil padrão
Um perfil bem definido também é essencial para criar uma identidade para sua atividade de mídia social. É importante enfatizar que a forma como você se comunica deve estar alinhada com o ritmo da sua loja.
Por ter uma identidade visual, seu público reconhecerá facilmente sua loja nas redes sociais, o que é fundamental para se destacar da concorrência.
Consequentemente, você não precisa se preocupar em obter mais curtidas e seguidores. Preocupe-se em fazer postagens de qualidade e as curtidas logo chegarão(lembre-se qualidade para o seu publico, por exemplo, se meu público é casal preciso produzir com qualidade para esse público)
Planeje suas postagens
Existe uma característica comum a todas as marcas com grande presença digital: a estabilidade.
Entregar conteúdo consistente para o seu público é essencial para que você consiga mais engajamento e realmente crie seguidores fiéis. Para isso, planeje as publicações que você vai compartilhar nas redes sociais. Este plano pode ser executado quinzenalmente ou mensalmente, dependendo de suas necessidades.
Esse planejamento também pode ser usado para gerar desejo de compra em seus consumidores. Por exemplo, você pode especificar que as notícias da loja neste momento serão publicadas toda segunda-feira. Para tornar o momento mais atraente você pode oferecer descontos ou benefícios.
Sem planejar suas postagens, você corre o risco de ter conteúdos repetitivos e não obter os resultados que deseja.
Como desenvolvo conteúdo para cada rede social?
Se você deseja que sua loja de roupas se destaque, seu conteúdo precisa ser original. Mas mesmo o conteúdo original deve ser desenvolvido de forma alinhada com a identidade da sua loja. A seguir, acharemos como desenvolver conteúdo para diferentes redes sociais.
O Instagram atualmente é um dos queridos das grandes marcas para criar conteúdo e garantir uma boa presença online junto ao público.
Nesta rede social, você deve se comunicar de perto com seus clientes. Não só os produtos são expostos, mas também a “vida real” da loja principalmente através da ferramenta Stories.
Falando nisso, os vídeos tendem a ter boa visibilidade na rede além de chamar a atenção do consumidor. Além dos vídeos curtos, uma boa estratégia é compartilhar vídeos mais longos na ferramenta IGTV ou até mesmo transmissões ao vivo, as famosas Lives.
O mais importante é que o Instagram seja uma vitrine virtual do seu negócio, onde os clientes podem facilmente encontrar e consumir seus produtos!
Você também pode usar amigos próximos para vender no Instagram e criar sua própria loja para aumentar suas vendas!
O segredo dos bons resultados com o Facebook é o foco na experiência do usuário. E essas interações devem estar na página da sua loja, não em um perfil pessoal. Imagine os conteúdos que possam ser compartilhados, ou mesmo que estimulam a ferramenta “reações”, é o começo de um bom engajamento nessa rede social.
Também é possível reproduzir o mesmo conteúdo desenvolvido para Instagram no Facebook. Aqui, deve-se ter cuidado para garantir que os formatos de conteúdo sejam compatíveis e que você responda às interações tão rapidamente quanto no Instagram. Atualmente, o próprio Instagram já oferece a opção de compartilhar conteúdo no Facebook, tanto em posts quanto em Stories.
O Whatsapp deve funcionar como um funil de relacionamento e vendas com seus clientes(excelente para o público alvo de casal). Lá é possível oferecer produtos, enviar novidades e ainda oferecer conteúdo mais segmentado para cada perfil de cliente.
Por exemplo, se você tem clientes na linha streetwear, surfwear, você pode enviar uma newsletter a cada cliente de acordo com sua característica. Dessa forma, a probabilidade de conversão de vendas é muito maior!
Seja qual for o conteúdo que o WhatsApp oferece, é importante que o serviço seja flexível e o mais útil possível.
Tão importante quanto criar conteúdo de qualidade para as redes sociais é oferecer produtos de qualidade na sua loja! Na Compra e Venda Roupas por Atacado você conta com marcas famosas como NBA, Stance, Fatal entre outras.