Se você tem uma loja de roupas na internet. Você sabe o quanto é importante se destacar dos seus concorrentes. Nesse sentido, o marketing da loja de roupas pode ser uma estratégia fundamental para atrair clientes e aumentar as vendas.
Com uma estratégia bem definida, você pode aumentar a popularidade do seu negócio em nichos de mercado.
Então, se você quer aumentar as vendas da sua loja de roupas online e torná-la conhecida do seu público-alvo, confira as dicas que o Compre Roupas por Atacado preparou para você.
Por que investir em marketing de loja de roupas?
O marketing da loja de roupas é o que ajuda sua empresa a se destacar da concorrência. O mercado da moda é muito competitivo. E não faltam marcas competindo por ampla gama de clientes.
Existem negócios focados em jovens, esportes, íntimos, infantis, sociais, casuais e muitas outras oportunidades. Seja qual for o seu nicho, você precisa investir em publicidade para ganhar mais exposição online e atrair(O que fazer em Ilhabela) os consumidores certos para suas coleções.
Com estratégias de marketing para lojas de roupas você pode atingir seu público-alvo totalmente e criar uma posição única em seu grupo. E claro aumente suas vendas para ganhar cada vez mais.
Segmente seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo é fundamental para investir e aumentar os negócios em sua loja de roupas de forma lucrativa. Isso porque seus anúncios e ações devem realmente ser direcionados a clientes em potencial.
Denominamos essa estratégia de segmentação: classifica seus clientes em potencial de acordo com o perfil deles para personalizar seu marketing. Afinal, os consumidores têm diferentes gêneros, faixas etárias, classes sociais e hábitos de consumo.
Para identificar seu público você pode criar um personagem – um personagem ficticio que representa seu cliente ideal. Em vez de ter um público-alvo genérico como “homens de 25 a 40 anos residindo em São Paulo”.
Teste e veja os resultados
Antes de criar uma campanha paga no Facebook, Google Ads ou Instagram, analise, o ideal é que você invista nessas plataformas inicialmente, mas vá com calma no começo e faça investimentos moderados para testar a receptividade do público ao seu produto/serviço.
Se você fez uma campanha de anúncios no Facebook, por exemplo, e observou bons resultados, aí sim é interessante continuar investindo mais dinheiro. No entanto, para conhecer o real impacto dessas campanhas você deve verificar os resultados. E como fazer? A própria ferramenta de anúncios possui relatórios analíticos. Mas é recomendável que você configure o Google Analytics em sua loja.
Você também pode usar o teste A/B para ver qual estratégia tem melhor desempenho e aumentar suas conversões.
Outro truque é usar URLs parametrizados para mensurar o retorno de seus empenhos de marketing online. Com esse recurso, você poderá entender quais canais estão entregando os melhores resultados para o seu negócio, para que possa direcionar seus investimentos para os lugares certos.
Invista na mídia
Construir um plano de mídia é parte fundamental do e-commerce, pois é a chance das pessoas descobrirem que seu negócio existe. Existem vários tipos de mídia que podem ser testados, os principais são:
Rede de Pesquisa do Google
Investir na rede de pesquisa significa que você se apresenta para clientes em potencial quando eles pesquisam no Google por palavras-chave específicas relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, se você vende sapatos e escolhe termos como “sapatos de couro” e “calçados femininos”, as pessoas encontrarão sua loja quando pesquisarem essas palavras-chave. Uma das formas de aparecer no topo das buscas é investindo em uma campanha de links patrocinados.
Banners na rede de display
A Rede de Display do Google é uma rede de sites que fornece espaço publicitário aos anunciantes. Esses sites passam por uma análise de critérios para ingressar na rede e, uma vez aprovados, suas propagandas ficam disponíveis para receber anúncios de clientes de todo o mundo.
Você pode colocar anúncios de banner nesses sites parceiros com anúncios da Rede de Display. Por exemplo, se você tem uma loja de esportes, pode colocar um banner em blogs e sites dedicados a futebol basquete, vôlei ou qualquer outro esporte. Essa é uma forma eficaz de atrair clientes que estão dentro do seu verdadeiro objetivo.
Facebook Ads
O Facebook oferece vários tipos de anúncios e também é uma boa alternativa às lojas online. Lá você pode investir no crescimento da fanpage ou investir em anúncios de produtos específicos. Vai depender do que funciona melhor para o seu negócio no momento.
Instagram Ads
Um dos maiores benefícios da publicidade no Instagram é que essa ferramenta permite que os anunciantes segmentem com precisão o público-alvo(exemplo: casal evangélico) que desejam atingir.
Outra oportunidade de publicidade é a do Público Semelhante. Com esse tipo de segmentação, suas campanhas aparecerão para perfis semelhantes aos perfis de pessoas que já interagiram com seus anúncios e postagens na rede social.
Dessa forma, a estratégia de marketing da loja de roupas fica mais resoluta.
Seja sociável
Muitos comerciantes cometem o erro clássico ao explorar o mundo das redes sociais: querem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Basta estar na mídia que faz sentido para você e fazer um ótimo trabalho lá, afinal, é melhor ser bom em poucos do que ruim em muitos, certo?
Para você que tem um negócio de moda, comece pelo clássico: Facebook. É a maior rede social do planeta e seu público com certeza estará lá. Considere outras alternativas, como o Pinterest e principalmente o Instagram. Além disso, fazer pequenos testes pontuais e observem os resultados.
Por fim, é fundamental trabalhar com o poder das imagens nas redes sociais. Canais como Instagram e Pinterest têm um forte apelo visual e você deve usar isso a seu favor. Poste fotos de seus produtos (fotos de boa qualidade) e mostre-os sendo usados no dia a dia.